A abordagem dialógica no Coaching




A abordagem dialógica no Coaching

Quando introduzimos o processo dialógico no Coaching geramos interações significativas e profundas entre o profissional que o conduz (Coach) e seu cliente (Coachee), permitindo que este perceba e analise seus pressupostos, valores e crenças. Essa investigação o conduzirá a um “dar-se conta”, ou seja, uma melhor compreensão dos automatismos de sua linguagem, os quais interferem diretamente na leitura e interpretação dos acontecimentos que vivencia, bem como na assertividade de sua comunicação consigo e com o mundo.

O processo dialógico opera sempre de forma colaborativa, visando a desenvolver no indivíduo uma nova forma de elaborar suas experiências pessoais nos sistemas onde está inserido, trazendo-lhe maior consciência, autenticidade e protagonismo de maneira não invasiva ou mecanicista e, sim, estimulando um processo “orgânico” e sustentável.

O Coaching, conduzido dentro dessa proposta, se dá por meio da valorização da singularidade de cada pessoa e da constatação de que todos nós fazemos parte de contextos relacionais complexos que são únicos e necessitam ser considerados e respeitados.

A intenção do trabalho repousa na construção de novas alternativas de atuação que motivem o indivíduo a trilhar caminhos mais coerentes com sua essência, por meio de ações efetivas e conscientes (não automáticas). Aos poucos, surgem formas menos limitantes de observar, refletir e interagir com a vida, cultivando um olhar ampliado sobre a mesma.

Nessa jornada de autoconhecimento muitas descobertas emergem, pavimentando o processo transformacional que conduz o Coachee a identificar e galgar suas metas nas diversas dimensões de sua vida.




Compartilhe